domingo, 7 de junho de 2015

3º Princípio: Só por hoje, sou grato.



Um dos grandes problemas do ser humano é a memória seletiva.
A criatura é capaz de se lembrar de uma ofensa ou um mal que sofreu trinta anos atrás, porem se esquece de um beneficio em questão de horas.
E porque isto acontece?
Simples.
Ainda somos crianças espirituais (e bem mimadas).  Quando nos tiram algo, choramos , gritamos, esperneamos e praguejamos contra Deus e o mundo, detestamos quando somos contrariados.
Sabe aquela criança que faz birra quando quer alguma coisa no supermercado?
Pois é, fazemos o mesmo com Deus.
Mas não se preocupe, faz parte do estagio evolutivo em que nos encontramos, e a espiritualidade maior esta ciente disso, Deus não fica magoado nem ofendido com nossa manha, aquele Deus bravo e vingativo do velho testamento não existe.
Isto não quer dizer que a humanidade possa se acomodar e continuar agindo feito criança, pelo contrario, é dever de todo espírito encarnado buscar a evolução.
A gratidão faz parte desta busca.
Ser grato é ter a compreensão de que estamos todos ligados à consciência divina de tal forma que nada nos falta, ser grato é a aceitar  que somos dependentes de uma força que esta além de nossa compreensão.
Mas não é só isso, quando somos gratos abrimos nossa consciência para novos degraus em nossa evolução, nosso campo energético fica mais sutil e receptivo para assimilar novas energias vindas do alto.
É importante estar atento a tudo que ocorre para não desperdiçar a chances de experimentar a gratidão, para o bom observador isso acontece inúmeras vezes durante o dia.


Acordou: sou grato por mais um dia


Vai tomar café: sou grato por este delicioso café que me da forças para começar o dia.


Vai trabalhar: sou grato porque tenho de onde tirar meu sustento (ainda que seu trabalho seja penoso)


Dei três exemplos de ser grato antes mesmo de sair de casa.
Também é muito importante ser grato aos benefícios recebidos do próximo, afinal todos nós estamos buscando em mesmas condições crescer.
Permita que este sentimento chamado gratidão faça parte de você.
O grato atrai as forças do universo
A gratidão equilibra o campo energético, consequentemente o corpo físico.
Seja grato, mas nunca exija gratidão.
A gratidão é algo profundo e pessoal.
Comece agora a exercitar a gratidão, a todo momento, todos os dias.
Você perceberá que em pouco tempo sua visão do mundo será outra, sua vida será mais leve e seu coração mais tranquilo.




domingo, 31 de maio de 2015

2º Princípio: Só por hoje, não me preocupo.


Para viver o segundo principio é importante compreender a fé.
A fé é muito mais do que “crer sem ver” ou “crer no impossível” e outros tantos clichês que se diz por aí, a fé é, na verdade o mecanismo que usamos para moldarmos nossa realidade, é isso mesmo, por mais que pareça loucura é assim que funciona.
Primeiro criamos em nossa mente consciente, quando nossa mente inconsciente aceita essa realidade a energia criadora começa a movimentar-se no sentido da realização, isto acontece porque estamos ligados a “Quem” nos criou.

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”. Buda

Mente doente, realidade doente.
Mente saudável, realidade saudável.
Mente pobre, realidade pobre.
Mente próspera, realidade próspera.
Algumas pessoas dizem que não tem fé ou que tem pouca fé.
Isto não existe, todos tem fé, a questão é.
Você tem fé em que?
Na pobreza? Na prosperidade? Na doença? Na saúde? No amor? No ódio? No desanimo? Na vontade?
Que realidade você tem criado pra si?
Não sou eu que estou dizendo.
Esta é a lei de atração.
A cada dia que passa estudiosos da mecânica quântica se convencem mais disso.
É como a lei da gravidade, ela esta aí quer queira você que não.
Bom se sou cocriador de minha realidade, porque devo me preocupar?
Infelizmente somos seres de luz, mas ainda sentimos prazer nas trevas, faz parte de nosso estagio evolutivo, temos a tendência a crer ou esperar o pior, e isso se dá ao fato de estarmos muito ligados aos nossos instintos primitivos de autopreservação.
É preciso quebrar as correntes do medo exagerado.  Não estou dizendo que devamos levar vida sem eira nem beira, como se nada importasse.
É claro que não.
O correto é começar a criar pensamentos mais construtivos e saudáveis e assim ter condições de confiar no porvir.
Entenda, somos seres divinos criados por um Ser perfeito que não julga, não condena e não castiga.
Não fomos criados para o sofrimento, nós o criamos, e carregamos isso há milênios, já esta na hora de deixarmos nosso passado instintivo para traz e assumirmos nossa natureza divina.
Jesus disse em João, 14:12. o seguinte.

Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.


Jesus conhece nossa natureza divina, ou então não teria dito também em Mateus 17.20.

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível".


Resumindo


Não se preocupe, confie em Deus e na ligação direta que temos com Ele.
Quando surgirem os problemas mantenha a calma, primeiro que pra raciocinar é preciso estar calmo e concentrado, segundo confie em sua natureza divina e a resposta virá de dentro de você.

Não se preocupe, pois tudo que passamos (de bom ou ruim) faz parte de nossa experiência terrena.

domingo, 17 de maio de 2015

1º Princípio: Só por hoje, não me irrito.



Como foi dito no post anterior Os 5 princípios do Reiki, pode haver diferença na ordem dos princípios dependendo da tradução, assim como uma variação na escolha das palavras (nada que possa alterar ou distorcer o sentido).
Antes de começar a falar do principio em si, gostaria de explicar a importância do “só por hoje”.
Assim como acontece nos 12 passos do A.A., o “só por hoje” deve ser usado na meditação dos 5 princípios.
Quando afirmamos “só por hoje” estamos aceitando que o mais importante é o presente, estamos tirando de nosso subconsciente o peso da ansiedade em relação ao futuro, nossa mente fica mais serena quando fincamos nossos pés no presente, tanta coisa pode acontecer antes do amanhã, (isso se o amanhã chegar).

“Tá bom, mas não se irrite”.

Esta célebre frase do chaves traz um profundo ensinamento.
Quem nunca ficou irritado?
Ou melhor, quem é capaz de nunca se irritar?
Difícil né?
Pois é, acontece que a irritação traz enormes prejuízos ao ser humano.
Pare agora por alguns segundos e procure se recordar de um momento em que você ficou muito irritado, tente se recordar dos mínimos detalhes, use bem sua imaginação e reveja a cena, não tenha pressa.
Considerando que você fez o que sugeri, provavelmente sentiu alguma reação em seu corpo, mesmo que tenha sido mínima.
Ao se irritar o corpo sofre alterações hormonais, o coração acelera e o sistema nervoso entra em conflito, quando isso acontece com frequência, os órgãos começam a ser a afetados.
Gastrite, tensão nervosa, enxaqueca, ulcera, ataque cardíaco são apenas alguns exemplos dos efeitos da irritação.
Resumindo, a irritação não traz beneficio algum, até porque quando estamos irritados perdemos a capacidade de raciocínio, assim fica praticamente impossível resolver algum problema neste estado mental (e emocional).

É possível então controlar um sentimento?

Sim, é possível.
É fácil?
Não, não é.

Quando a pessoa raramente se irrita fica mais fácil, isso porque por algum motivo ela já tem a mente e o emocional mais equilibrados.
Agora, se a criatura se irrita com frequência e pelos motivos mais banais, aí o buraco é mais embaixo.
O que fazer neste caso?
Treinar, e treinar muito.
O problema é que a mente já esta condicionada a isso, é quase um habito.
Quando você vai aprender a dirigir é preciso treinar, no começo troca a marcha na hora errada, confunde os pedais, deixa o carro morrer e por aí vai, com o tempo e muito treino, tudo se torna automático e você nem precisa pensar para fazer a troca de marchas, os pés se movimentam praticamente sozinhos, isso porque seu subconsciente já aceitou e assimilou o aprendizado.
O mesmo acontece com a irritação ou qualquer outro habito.
Quando começar a ficar irritado repita em voz alta ou em pensamento:

Nada pode abalar minha tranquilidade.
Estou calmo e sereno.
“Fulano” não teve a intenção de me magoar.

Como parte do treinamento repita e medite os 5 princípios todos os dias logo ao acordar e antes de dormir.
Entenda que você não se tornará em um Gandhi do dia pra noite, toda mudança requer tempo e perseverança.
Um dia perceberá que coisas que antes o irritavam não surtem nenhum efeito negativo.

A paz que queremos no mundo deve começar dentro de nós mesmos.



sábado, 25 de abril de 2015

Os 5 princípios do Reiki




Mikao Usui escreveu um conjunto de princípios ou preceitos espirituais (GOKAI) ao perceber que a maioria das pessoas que eram curadas através do reiki sempre voltava com outros problemas, isso se dava porque suas doenças físicas eram os efeitos de suas condutas mentais.
Esta é a mesma conclusão de Joseph Murphy, famoso pesquisador do subconsciente que escreveu livros como, “Sua força interior”, “para uma vida melhor” e outros.
No livro “O poder do subconsciente” Joseph diz o seguinte:

Se você pensa negativamente, de forma destrutiva e viciosa, esses pensamentos geram emoções destrutivas que devem ser expressas e encontrar um escoadouro. Essas emoções, sendo de natureza negativa, expressam-se frequentemente sob a forma de ulceras, distúrbios do coração, tensão e ansiedades.

Compreendendo isto Usui escreveu os cinco princípios espirituais do reiki baseado em um texto escrito pelo imperador Meiji.
Os praticantes de reiki devem meditar diariamente estes preceitos para viver plenamente seus benefícios.

Existem muitas traduções mas o conteúdo é sempre o mesmo.


1 - Só por hoje, não me irrito.
2 - Só por hoje, não me preocupo.
3 - Só por hoje, sou grato.
4 - Só por hoje, trabalho honestamente.
5 - Só por hoje, sou bondoso para com todos os seres vivos.


Medite sobre os cinco princípios toda manhã e toda noite

Nos próximos posts falaremos mais detalhadamente sobre cada princípio


Não percam.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...