sábado, 28 de março de 2015

Minha religião é melhor que a sua


Não é engraçado como algo que deveria unir as pessoas, a cada dia que passa separa mais?
Pois é, a briga é sempre a mesma.

Quem detém a verdade?

Católicos alegam que a igreja teve inicio com o próprio Cristo que deixou o “comando” nas mãos de Pedro (o primeiro papa) por isso são detentores da verdade.
Protestantes alegam que a igreja católica se desviou cultuando imagens e santificando Maria, mas que na verdade Jesus é o único salvador.
Espíritas apesar do discurso de respeito a todas as religiões olham com desdém para as outras religiões, por considerarem a codificação de Kardec o consolador prometido por Cristo e por isso eles conhecem toda a verdade.
E por aí vai, hindus, judeus, muçulmanos, budistas e outras tantas que existem, todas com suas “verdades”.
Será que existem tantas verdades?
Estão todos errados?
Alguém está certo?
Antes de responder estas perguntas façamos outra.

Será que realmente importa quem possa ter essa verdade?

Eu diria que não tem a mínima importância, afinal de contas em tese, todas elas têm como objetivo tornarem as pessoas melhores. Ora se a criatura melhora sua conduta a cada dia que passa, se ela respeita o próximo cada vez mais, se busca o autoconhecimento olhando pra dentro de si, que diferença faz se ela acredita em espíritos ou em pão que se transforma no corpo de Cristo, ou em deuses com cara de elefante, ou em extraterrestres super evoluídos, ou no chá do santo daime ou até no mestre Yoda de guerra nas estrelas?

NENHUMA

Mas é claro que não faz diferença.
Mas porque tanta discórdia?
Porque todos fazem questão de estarem certos?
Ah, mas esta resposta é simples.

VAIDADE

A pura, velha e tola vaidade humana, o ser humano é tão inseguro que tem uma necessidade quase infantil de se sentir especial, e se ele estiver em uma religião detentora da “verdade” fatalmente as outras estarão erradas, assim seu ego estará satisfeito.
As pessoas defendem suas religiões como se fossem times de futebol.
Por exemplo, eu sou palmeirense (graças a Deus), eu jamais vou torcer para o Corinthians, são Paulo ou qualquer outro time e defendo meu verdao com unhas e dentes (sempre na esportiva é claro).
Mas em se tratando de espiritualidade não posso me dar ao luxo de ser assim, ainda que eu não acredite em nada do que você acredita, não tenho o direito de te enfiar goela abaixo minhas crenças.
Mais um ponto que todas têm em comum é algo chamado fé.
Felipe Paracelso, famoso alquimista e medico que viveu de 1493 a 1541 foi o primeiro a afirmar o que hoje é um fato cientifico óbvio, ao dizer: Quer o objeto de sua fé seja verdadeiro ou falso, os efeitos obtidos serão os mesmos.
Isto quer dizer que independente do que acredita com a fé você é capaz de movimentar energias tão fortes que seus anseios serão saciados.
Resumindo, não importa sua crença, ela não é melhor nem tão pouco pior que qualquer outra, ela é simplesmente sua, e se te faz bem é tudo que importa, e não se esqueça de que a crença do outro faz bem pra ele também.


Agora gostaria de fazer um pedido a vocês que usaram um pouco do tempo de suas vidas para lerem este post.
O blog é novo e é a primeira vez que começo a mostrar o que aprendi nesses anos de estudo e é claro junto com minhas experiências de vida (e toda a bagagem espiritual que todos nós trazemos ao longo das existências).
Para saber se estou sendo claro ou sendo capaz de ajudar de alguma forma, peço que deixem seus comentários abaixo.
Estou aberto a criticas e sugestões, assim todos nós aprenderemos juntos.
Ah, se possível siga-nos.
Ainda estou aprendendo a construir o blog, aos poucos eu vou melhorando a aparência dele.

Namastê.

2 comentários:

  1. Caro amigo Josão,

    Perfeitas suas palavras! Começando do princípio de que as religiões infelizmente separam as pessoas ao invés de uni-las.

    Eu sou espiritualista , meu culto é interno , minha conexão com Deus e com o universo é através da meditação ,estou sempre buscando trabalhar as minhas questões interiores , me aprimorar a cada dia e buscar ser útil a vida.

    Acredito que é este o papel que a religião deve desempenhar na nossa vida, seja ela qual for, o importante é que ela te torne uma pessoa melhor , mais ética , mais respeitosa com a vida.

    Enfim , gratidão pelo belíssimo texto!

    Namaste

    ResponderExcluir
  2. meu novo amigo bruno, fico feliz que tenha gostado, fiquemos com a esperança de que um dia todos se respeitem....namaste

    ResponderExcluir

sinta-se a vontade para comentar, questionar e até criticar
Palavras de baixo calão e ofensas serão excluídas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...