quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ficou ofendidinho?


Quem nunca ficou P#*&% com uma ofensa?
Quem nunca revidou uma ofensa?
Quem nunca teve que morder a língua pra não revidar?
E quem nunca ofendeu?
Ouvi o grande Raul Teixeira dizer em uma de suas brilhantes palestras, que sentir se ofendido é sinal de infantilidade espiritual.
Achei fantástica essa definição.
Confesso que me considero um bebê espiritual (praticamente um feto, hehehe), convenhamos que é muito difícil não se sentir ofendido em determinados momentos da vida.
Pois é, acontece que viemos ao mundo para aparar as arestas de nossa consciência e burilar nosso espírito, e isso não é fácil, afinal estamos mais próximos do ponto de partida do que do ponto de chegada (em termos de evolução).
Ainda nos ofendemos porque somos carentes, temos a necessidade de aprovação dos outros, e, por favor, não me venham com esta conversa de que "não preciso da aprovação de ninguém”.
 E como fazer pra não sentir se ofendido?
E eu sei lá.
Brincadeirinha
 Não existe uma formula mágica pra isso.
O que existe é um exercício diário de autoeducação.
1.     No principio, a gente sente, pensa e tenta não revidar.
2.     Com o tempo, sente, pensa e não revida.
3.     Depois, sente e tenta não cultivar o pensamento de revide, ou raiva.
4.     Depois, sente e logo se esquece.
5.     Até que finalmente não nos sentiremos ofendidos, pois nosso espírito já compreendeu que quem ofende esta doente e precisa de compreensão e carinho.
Só pra constar, ainda estou no item 1.


O mais importante é continuar caminhando e lutando contra nossos instintos primitivos que um dia a gente chega lá.


Agora gostaria de fazer um pedido a vocês que usaram um pouco do tempo de suas vidas para lerem este post.
O blog é novo e é a primeira vez que começo a mostrar o que aprendi nesses anos de estudo e é claro junto com minhas experiências de vida (e toda a bagagem espiritual que todos nós trazemos ao longo das existências).
Para saber se estou sendo claro ou sendo capaz de ajudar de alguma forma, peço que deixem seus comentários abaixo.
Estou aberto a criticas e sugestões, assim todos nós aprenderemos juntos.
Ah, se possível siga-nos.
Ainda estou aprendendo a construir o blog, aos poucos eu vou melhorando a aparência dele.

Namastê.


5 comentários:

  1. muito bom o texto e os comentários, principalmente a sintese da receita...me lembrou uma coisa que li cujo titulo é:
    Autobiografia em 5 capítulos

    1) Ando pela rua.
    Há um buraco fundo na calçada
    Eu caio
    Estou perdido… sem esperança.
    Não é culpa minha.
    Leva uma eternidade para encontrar a saída.

    2) Ando pela mesma rua.
    Há um buraco fundo na calçada
    Mas finjo não vê-lo.
    Caio nele de novo.
    Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
    Mas não é culpa minha.
    Ainda assim leva um tempão para sair.

    3) Ando pela mesma rua.
    Há um buraco fundo na calçada
    Vejo que ele ali está
    Ainda assim caio… é um hábito.
    Meus olhos se abrem
    Sei onde estou
    É minha culpa.
    Saio imediatamente.

    4) Ando pela mesma rua.
    Há um buraco fundo na calçada
    Dou a volta.

    5) Ando por outra rua.


    O Livro Tibetano do Viver e do Morrer - Portia Nelson

    e que lembra tbm que somos os únicos responsáveis pelos caminhos que escolhemos em nossa jornada.
    Boa sorte no blog, tudo de bom...

    ResponderExcluir
  2. otimo texto, vou procurar este livro, muito obrigado pela Contribuição .
    namaste

    ResponderExcluir
  3. Josao, estou levando este texto para postar na Academia Virtual de Escritores Clandestinos (facebook). Abraços

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

sinta-se a vontade para comentar, questionar e até criticar
Palavras de baixo calão e ofensas serão excluídas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...